domingo, 18 de julho de 2010

Ford Fiesta baiano


Num mercado concorrido, quem não mostra novidades fica para trás. Mesmo que tal novidade seja relativa. Neste panorama, o face-lift que a Ford promoveu em abril “apimentou” o Fiesta baiano. Para brigar no segmento de compactos um pouco mais sofisticados – onde estão modelos como Volkswagen Polo, Fiat Linea e Honda City –, desembarca do México, em setembro, um “tempero” ainda mais forte: o Fiesta sedã da sexta geração, lançada na Europa em 2008.

Enquanto esse Fiesta “top” mexicano não chega para enfrentar os sedãzinhos “chiques”, a versão remodelada do Fiesta de quinta geração encara modelos de três volumes menos elitizados, como Volkswagen Voyage, Fiat Siena e Chevrolet Corsa.

Em um momento delicado de reorganização do mercado pós-IPI, foi justamente na versão três volumes que a ligeira “cirurgia plástica” realizada no compacto da Ford mais se refletiu nas vendas. O Fiesta sedã comercializou 2.778 unidades em junho, número 27,5% superior às vendas de maio. Com esse resultado, tornou-se o automóvel com maior aumento percentual de vendas de junho, seguido pelo Renault Logan – que cresceu 21,9% –, outro sedã que também ganhou fôlego com uma atualização recente.

O novo visual do Fiesta feito em Camaçari veio emprestado do Figo, lançado pela Ford na Índia em setembro do ano passado. Na dianteira, novos faróis com formato de folha avançam sobre as laterais. Segundo a marca, prometem aumentar em até 50% o volume de luz projetada em uma distância de 15 metros. A grade frontal virou um estreito friso cinza, que liga os faróis e continua ostentando o tradicional emblema oval da Ford. No para-choque dianteiro, faróis de neblina ganharam nova moldura e a entrada de ar, agora em colmeia hexagonal, transmite visual mais agressivo.

As novas linhas da dianteira não se harmonizam tão bem com a traseira, onde o velho estilo New Edge ainda é predominante – no Fiesta que virá do México já predomina o Kinectic Design, a atual referência visual da Ford. A parte posterior do modelo permanece basicamente a mesma desde 2005, ano de lançamento da configuração sedã. Nesta nova versão, as únicas modificações são lanternas com as seções redivididas ¬– porém mantendo o conjunto com o mesmo formato – e para-choques levemente mais robustos, com dois pequenos refletores integrados na parte inferior.

Por dentro, o acabamento simples do sedã baiano foi levemente melhorado com nova padronagem de tecido, que o deixou um pouco mais agradável em relação às versões anteriores. O painel de instrumentos ganhou grafismos mais modernos, iguais aos do EcoSport, além do sistema “always on” – iluminação sempre ligada. A cor do console muda de acordo com a versão: preto na Fly e prata na Pulse.

A função de mover o modelo permanece a cargo dos mesmíssimos “veteranos” motores Zetec Rocam 1.0 – com potência de 69 cv e 73 cv – e 1.6, capaz de gerar 101 cv e 106 cv, com gasolina e etanol respectivamente. Se os números do motor são os mesmos do Fiesta antigo, em relação aos preços, um dos maiores atrativos do modelo, houve um ligeiro aumento. A versão 1.0 inicia em R$ 33.550. Já o Fiesta equipado com propulsor 1.6 começa suas vendas em R$ 37.650.

Completa, esta última variante chega aos R$ 44.810. O Fiesta “top” que chegará do México deve se situar na faixa de R$ 50 mil e fará a transição entre o Fiesta baiano e o Focus mais básico.

De fábrica, a versão básica Fly vem equipada com travas elétricas, alarme e abertura elétrica do porta-malas através de um botão no painel, assim como o Ford Ka. Ainda de série, esta versão traz aviso sonoro de faróis acesos, luz no painel com alerta de manutenção programada, iluminação no porta-malas, ajuste de altura no banco do motorista e travamento automático das portas a 15 km/h. Já a versão Pulse recebe acabamento mais caprichado, além de computador de bordo, faróis de neblina, luz de leitura direcional, faróis cromados, entre outros. Para equipar melhor o modelo é necessário adquirir os “pacotes” da Ford. O kit Class custa R$ 5.250 e traz direção hidráulica, ar-condicionado e vidros elétricos. Por R$ 2 mil, o kit Segurança acrescenta airbags frontais e freios ABS. Com os dois kits, o preço já se aproxima bastante do que deve custar a versão mais básica Fiesta de sexta geração mexicano, que inicialmente virá apenas na configuração sedã.

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